NoSho, para todos os espontâneos que procuram um restaurante à última da hora.
NoSho é uma aplicação gratuita para descobrir e reservar mesas em
restaurantes à última da hora. Para aqueles dias que procuras
intensivamente por uma mesa num restaurante de qualidade porque
estavas sem planos e não reservaste nada. Seja porque decidiste ir
beber uns copos com amigos e procuram agora sitio para jantar, ou
porque decidiste de repente impressionar a tua cara metade com um
dos restaurantes mais badalados da cidade. Os nossos restaurantes
aderentes são escolhidos a dedo e as disponibilidades oferecidas são
exclusivas da nossa app e só disponíveis nas horas de maior procura.
Já não precisas de andar a telefonar de restaurante em restaurante ou
a esperar à porta de um por uma mesa. Simplesmente abre a NoSho,
descobre as mesas disponíveis à tua volta, reserva a tua mesa e
desfruta da tua refeição.
Como funciona a NoSho?
1. Abre a aplicação NoSho
2. Procura os NoShos (alertas) perto de ti usando o modo mapa ou modo listagem
3. Escolhe o restaurante
4. Selecciona uma mesa
5. Reserva a tua mesa
6. Dirige-te ao restaurante
7. Mostra o código QR no restaurante no teu check-in
8. Desfruta da tua refeição
Descarregar App
Step 1
Step 2
Step 3
FAQ
A Nosho é uma app de reservas, que mostra as disponibilidades de última hora em tempo
real dos restaurantes aderentes.
A app funciona através de um mapa interactivo que apresenta em formato de pins, o
número de lugares disponíveis por cada restaurante aderente à tua volta. A partir daqui,
podes selecionar a mesa que melhor se adapta ao tamanho do teu grupo e efectuar uma
reserva.
Tens também o modo listagem, que te apresenta os mesmos restaurantes, mas por
ordem de distância.
Se estás a ler esta FAQ no nosso site, primeiro precisas de descarregar a app na versão
apropriada ao teu telefone, depois é só seguir as instruções de registo. Usamos o teu
número de telefone, com verificação por SMS, como sistema de login principal. Caso
fiques logged out, basta re-inserires o número de telefone e esperares pelo código SMS
de verificação
No final do registo, precisarás também de um código de convite fornecido por outro
utilizador previamente registado. Se não tiveres um código, ou não conheceres ninguém
com um convite, não te preocupes. O teu registo será adicionado a uma lista de espera.
De tempo em tempo aprovamos, por ordem de chegada, os utilizadores registados que
figurem nesta lista. Irás ser notificado assim que chegar a tua vez e fores aprovado
Somos uma startup nova e sem historial, como tal, queremos te oferecer a melhor
experiência possível ao usares a nossa app. Afinal de contas, só temos uma oportunidade
para causar uma boa primeira impressão. Para isto, precisamos de manter um equilíbrio
de Oferta vs Procura no nosso sistema. Se houver demasiada oferta por parte dos nossos
restaurantes aderentes e pouca procura da parte dos nossos utilizadores, arriscamo-nos a
que os restaurantes não sintam confiança no nosso serviço. Na situação oposta, se
tivermos pouca oferta e muita procura, arriscamo-nos a ouvir queixas dos nossos
utilizadores e inclusive a perde-los por não acreditarem no serviço.
Queremos agradar a ambas as partes e a única maneira que temos de controlar este
equilibrio é limitar o crescimento de utilizadores. À medida que formos angariando mais
restaurantes, e a oferta de mesas for crescendo, iremos libertar mais convites e aprovar
mais utilizadores que estejam em espera. Se quiseres ajudar a acelerar o processo,
menciona a nossa app a próxima vez que fores ao teu restaurante preferido. Sugere que
eles visitem o nosso site: www.nosho.pt para obter mais informações.
Se não tiveres um código, ou não conheceres ninguém com um convite, não te
preocupes. O teu registo ficará pendente numa lista de espera. De tempo em tempo
aprovamos novos utilizadores desta lista e irás ser notificado assim que tiveres sido
aprovado.
Isto pode acontecer devido a várias situações diferentes. Inseriste o teu número
correctamente ? Selecionaste o código telefónico, da lista de drop down, associado ao teu
país correctamente ? Estás com rede celular de momento ? Muitas vezes podemos ter
rede de dados disponível, mas não estarmos com rede de chamadas e sms. Se mesmo
assim o teu código de verificação ainda não chegou, pode haver um problema com o
sistema pelo que pediamos se nos podias enviar um e-mail a avisar do sucedido para o
help@nosho.pt
Para já sim. Embora tenhamos intenções de manter o serviço base sempre grátis para os
nossos utilizadores, iremos no futuro actualizar a app com novas funções que poderemos
vir a cobrar um fee.
No modo mapa irás ver espalhado pela cidade, pins com números. Cada pin representa
um restaurante, e os números representam a disponibilidade de lugares. Sempre que
clicares num pin, activarás uma aba com menu de informação do restaurante. Poderás
ver o nome do restaurante, tipo de cozinha, o preço médio, e se tem uma promoção
activa. Se quiseres mais informação, podes inclusive puxar a aba para cima. Ai poderás
ver em melhor detalhe, o menú do restaurante, uma galeria de imagens e qual a
promoção existente.
No modo listagem, tens a informação mais compactada e ordenada por proximidade.
Simplesmente clica em cima de um restaurante que te interesse para passares ao ecrã de
reserva.
Para efectuares uma reserva, carrega num pin de restaurante. De seguida, precisas de
escolher uma mesa disponível que se adapte ao tamanho do teu grupo e ao melhor
horário para ti. Caso não haja mais do que uma mesa, então não precisas de fazer nada.
Ao deslizares o botão de reserva para a direita, irás ser reencaminado para o ecrã de préconfirmação.
Olha com atenção a ver se está tudo em ordem, e com especial atenção
para o tempo que falta para a tua mesa estar pronta. Assim que estiveres decidido, volta a
deslizar o botão para confirmares a reserva.
Assim que a reserva for confirmada, irás ver no ecrã de confirmação o número de telefone
e morada com direcções do restaurante; um contador decrescente com o tempo que te
falta para seres sentado; e um QR code que terás de apresentar no processo de check in.
Caso saias deste menu, por engano ou propositadamente, não te preocupes que os
detalhes da tua reserva, bem como o código QR, estarão guardadas dentro do My
NoShos, disponível através do menu principal.
Quando deres entrada no restaurante, avisa a quem te atende que fizeste a reserva via
NoSho e apresenta o código QR de modo a ser validado pelo sistema deles.
Por favor lembra-te que isto é um serviço de última hora. Pelo que na maioria das vezes,
as mesas estarão prontas a sentar dentro de um curto prazo de tempo. Confirma que tens
esse tempo disponível para chegares ao restaurante a horas de modo a que o teu serviço
durante a refeição não seja afectado por falta de tempo. Lembra-te que podem já haver
outras reservas em espera para o teu lugar após terminares a refeição e o restaurante ver
se obrigado a apressar o teu serviço.
Se vires que não vais conseguir chegar dentro do tempo pré-estabelecido, é considerado
boa prática ligares ao restaurante a avisar. Caso te atrases demasiado, corres o risco de
veres a tua reserva cancelada remotamente pelo restaurante ou ser-te negado a mesa à
entrada do mesmo.
Os números representam o total de vagas, em lugares, no restaurante em questão.
Criámos esta solução para conseguires consultar rapidamente os lugares disponíveis de
modo a que percebas se as vagas do dito restaurante se adaptam ao tamanho do teu
grupo. Se tens um grupo de 4, só te interessam os pins com 4 ou + lugares. Mas atenção
que em alguns casos, os lugares podem estar repartidos por mesas diferentes, e de
momento a nossa app só deixa fazer uma reserva de cada vez. Só carregando no pin
poderás confirmar como estão distribuidas as mesas. É o restaurante que controla esta
distribuição
Se queres ver apenas restaurantes com mesas que se adeqúem ao tamanho do teu
grupo, podes sempre criar um filtro na opção de filtros.
O simbolo percentagem estará disponível junto do pin sempre que um restaurante tiver
uma promoção. Para acederes à promoção, clica no pin e puxa a aba de informação para
cima. Terás um campo que descreve que promoção está em curso.
Nota: As promoções são iniciativas dos restaurantes e nós nada temos a ver com as
mesmas. Será da tua responsabilidade relembrar o restaurante de que fizeste uma
reserva com uma promoção. Esta informação estará disponível no teu histórico de
reservas desse restaurante.
Para certificar que existem o número de lugares na mesma mesa equivalente ao tamanho
do teu grupo, podes optar por criar um filtro. Neste filtro podes selecionar o tamanho do
teu grupo e assim só estar exposto a NoShos com disponibilidade que respeite a tua
filtragem.
Se não vires nenhum pin no mapa, ou nenhum restaurante no modo listagem, é porque
nesse preciso momento não existe nenhuma vaga nos nossos restaurantes aderentes.
Poderá já ter existido e simplesmente não consultaste a app a tempo. Nos horários de
maior procura, cada vaga poderá só estar disponível escassos minutos ou mesmo
segundos, pelo que tens de ser rápido na tua decisão.
Para facilitar a descoberta de novas vagas, aconselhamos-te a manter a app aberta
durante o determinado tempo em que esperas por um restaurante (a app faz refresh
automatico, mas criámos na mesma um botão refresh para os mais impulsivos) e esperar
que surja uma vaga, ou a teres as notificações gerais activas durante o periodo pelo qual
gostarias de arranjar uma mesa. Para activares estas notificações, só precisas de abrir o
menu e clicar em definições.
Contúdo, deixamos-te aqui uma dica: Cada restaurante tem uma estrela no canto superior
direito na aba informativa. Ao clicares nesta estrela, estás a adicionar o restaurante à tua
lista de favoritos. Ao acederes à tua lista de favoritos, disponível no sub-menu Favoritos,
poderás reparar que cada restaurante tem um serviço de notificações individual. Quer isto
dizer que podes optar por só receber notificações dos restaurantes que mais te
interessam. Mesmo se tiveres desligado as notificações gerais.
Se continuas a receber notificações, apesar de teres desactivado as notificações gerais
nas definições, é possível que tenhas activo notificações especificas de restaurantes na
tua lista de favoritos. Para as desactivares, só precisas de ir ao sub-menu Favoritos e
desactivar individualmente cada notificação.
O tempo para a tua mesa estar pronta dependerá muito de quão ultimo minuto é que o
restaurante lançou o alerta NoSho. Na maioria dos casos, deverás ter até 30 minutos para
te dirigires ao restaurante. Mas em alguns casos extremos, poderá acontecer teres só 15
minutos ou menos entre efectuares a reserva e teres que te apresentar no restaurante.
Assim que confirmares a reserva, terás um temporizador que te irá indicar quanto tempo
falta até a tua mesa estar pronta. Poderás também receber uma ou outra notificação de
aviso. Não te queremos chatear, mas é extremamente importante que compareças no
restaurante à hora da disponibilidade da mesa para assim não vires o teu serviço durante
a refeição afectado
Caso percebas que vais chegar atrasado, a boa prática diz que deves ligar para o
restaurante a avisar. O número está disponível na página de confirmação. Mas se não
avisares e estiveres demasiado atrasado, o restaurante tem o direito de poder cancelar a
tua reserva remotamente, pelo que irás receber uma notificação com o aviso, ou mesmo
negar-te a mesa na chegada. Nada poderemos fazer em relação a isto. Se virmos que é
uma prática recorrente da tua parte, poderemos ter que revogar o teu acesso ao nosso
serviço.
Pode também acontecer que o restaurante se atrasou no serviço e a tua mesa demore
um pouco de mais tempo a estar pronta. Caso isto aconteça, irás receber uma notificação
de aviso
Se achas que não vais chegar a tempo, então a boa prática diz que deves avisar o
restaurante. Facultamos o número de telefone de cada restaurante após confirmares a
reserva. Se não avisares e estiveres demasiado atrasado, o restaurante tem o direito de
poder cancelar a tua reserva remotamente, pelo que irás receber uma notificação com o
aviso, ou mesmo negar-te a mesa na chegada. Nada poderemos fazer em relação a isto.
Se virmos que é uma prática recorrente da tua parte, poderemos ter que revogar o teu
acesso ao nosso serviço.
O botão para cancelares a reserva encontra-se disponivel através do menu My NoShos
onde encontrarás a tua reserva pendente.
Se chegaste dentro da hora pré-estabelecida e não tiveres uma mesa disponível, então
alguma coisa correu mal com o serviço do restaurante. Se este for o caso, pedimos que
nos escrevas para o help@nosho.pt a partilhar a experiência e iremos contactar o
restaurante para certificarmo-nos que não volta a acontecer. Levamos estas situações
muito a sério pois estamos focados em oferecer-te um serviço sem falhas.
Surpresa é um dos elementos da nossa app. Gostamos de estar sempre a surpreender
com pequenos tesourinhos por descobrir. Por isso queremos manter algum mistério à
volta dos restaurantes aderentes. Neste caso, sendo o nosso serviço um de última hora,
queremos também dar prioridade à escolha por proximidade e por disponibilidade e não
por nome. Queremos que os nossos utilizadores mantenham a espontaneidade e sejam
rápidos na escolha baseado no que estiver disponível. Ao inves de ficarem
interminavelmente à espera que surja o restaurante pelo qual tenham preferência em
jantar e que acabem depois por perder uma oportunidade num outro restaurante. Assim,
cada restaurante novo que aparecer no vosso radar poderá ser visto como uma novidade
e uma boa surpresa. É também uma boa maneira de diversificar o conhecimento de
restaurantes na cidade, e ficar a conhecer espaços novos.
Deixem-nos acrescentar que temos um critério alto na procura de restaurantes aderentes.
O nosso serviço não está aberto a qualquer restaurante.
Porém podemos deixar aqui uma dica: Cada restaurante tem uma estrela no canto
superior direito. Ao clicares nesta estrela, estás a adicionar o restaurante à tua lista de
favoritos. Se acederes à tua lista de favoritos, poderás reparar que cada restaurante tem
um serviço de notificações individual. Quer isto dizer que podes optar por só receber
notificações dos restaurantes que mais te interessam. Mesmo omitindo as notificações
gerais
De momento, não. Mas estamos a trabalhar numa função add on, que permitirá teres uma
vantagem sobre os outros utilizadores. Por enquanto, a melhor vantagem que podes ter é
ir criando uma lista de favoritos e activar as notificações dos restaurantes que mais te
interessam. Cada restaurante tem uma estrela no canto superior direito. Ao clicares nesta
estrela, estás a adicionar o restaurante à tua lista de favoritos. Se acederes à tua lista de
favoritos, poderás reparar que cada restaurante tem um serviço de notificações individual.
Quer isto dizer que podes optar por só receber notificações dos restaurantes que mais te
interessam. Mesmo omitindo as notificações gerais.
A resposta simples é, Sim. Porém não precisas de manter a localização sempre activa.
Podes optar por manter localização activa só enquanto a app estiver aberta. Só assim
conseguirás ter acesso ao serviço do google maps que oferecemos. Mas queremos deixar
claro que não corremos nenhum serviço de captura de dados ou de localização de
utilizadores na nossa app.